Como Usar Munhequeira

Já ouviu a palavra “munhequeira”? Esta espécie de luva é um elemento necessário na prática do crossfit. Este tipo de atividade que se caracteriza por treinos intensos e variados, obriga o praticante a uma amplitude de movimentos. A munhequeira tem como objetivo imobilizar o seu punho para que não sofra nenhuma lesão ou entorse grave. Proporciona suporte extra e evita a extensão do punho. Para além disto, aliviam dores locais.

Porque é importante usar munhequeira no Crossfit?

Em muitos exercícios terá de utilizar a mão como apoio base para levantar algo. Por exemplo, ao levantar um pneu, terá de usar a sua mão como apoio. Irá pressionar as articulações do seu punho, podendo originar alguns problemas. Sem os respetivos cuidados, poderá sofrer um acidente e acabar por ser obrigado a parar o crossfit enquanto não recupera.

A munhequeira deve ser usada em todos os treinos?

Não deve usar este auxiliar recorrentemente e sem indicação, já que poderá causar ineficiência nos treinos. Em exercícios leves, não a deverá usar para que possa fortalecer a musculatura da região e aumentar a mobilidade.

A munhequeira não é usada por muitos praticantes experientes. Deve ser encarada como um complemento para sua evolução e não um adereço definitivo.

A munhequeira só deve ser usada durante o treino?

É recomendável também o uso pós treino. Muitos praticantes de crossfit, especialmente os iniciantes, queixam-se de dores articulares no pulso, devido a exercícios que envolvem esta região, como push ups, clean, push press, jerk, entre outras.

Como usar munhequeira?

  • Deverá sempre realizar o aquecimento sem o uso da munhequeira. Tratando-se este momento de um arranque leve, para aquecer o corpo, deverá evitá-las.
  • Não coloque as munhequeiras baixo demais. Devem ser colocadas sobre os pulsos para protegerem as suas articulações.
  • Usar sempre em exercícios pesados.

Quais os cuidados básicos a ter na manutenção?

Tal como com qualquer adereço, como as joelheiras, é importante que tenha cuidados básicos para assegurar a sua manutenção ao longo do tempo.

  • Dormir é essencial para o desenvolvimento dos músculos, mas cuidado com a soneca depois do treino, pois poderá estar com as munhequeiras no punho. Esta compressão por um longo período poderá causar danos ao sistema vascular. Evite dormir com as munhequeiras.
  • Provavelmente, depois de um treino você estará suado e sua munhequeira estará do mesmo modo. Limpar é outra preocupação que deve ter constantemente. O suor contém bactérias que acumuladas na sua faixa poderá causar irritações na pele.
  • O pensamento de iniciante é muitas vezes o de apertar muito a munhequeira, para que surjam mais resultados. Ao comprimir demais a região do pulso poderá causar danos na irrigação de sangue e, ao invés, de ajudar com as dores locais somente piorará. Peça ajuda a alguém mais experiente na sua colocação.

Como devo escolha a munhequeira?

No mercado existem diversas munhequeiras para diferentes fins. Na escolha da sua munhequeira de crossfit deve ter em atenção algumas características:

1- Procure uma marca especializada na área do crossfit.

2- Optar por uma entre tecido e outra de elástico? As de tecidos são mais flexíveis e usadas de forma mais fácil. As de elástico são mais rígidas e dão sensação de mais firmeza.

3 – Olhe para o design e veja se gosta. De que adianta tê-la, se você não gosta? Existem de todas as cores e estampas e deverá optar por uma que vá de encontro ao seu estilo.

Usar a munhequeira vale a pena?

Por tudo o que abordamos neste artigo, acreditamos que o uso da munhequeira no começo do crossfit é quase essencial, mas deverá ser usada com cautela para que continue a exercitar o punho. A munhequeira ajudará a melhorar a sua performance e a prevenir lesões. O ideal é que a use até deixar de precisar dela, como muitos atletas de ponta.

Foto: John Maguire

LEIA TAMBÉM AS NOSSAS SUGESTÕES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *