O que é Crossfit? Indicado para almas irrequietas e aventureiras

O desporto já não é moda. Virou rotina. Seja para manter a saúde, libertar o estress ou simplesmente queimar aquela gordurinha indesejada.

Não importa a motivação! Desde que se mexa, exercite o seu corpo e ative toda a sua circulação sanguínea.

Um dos treinamentos que mais está a crescer em todo o mundo e no Brasil é o Crossfit. Esta tendência do fitness veio para ficar. Palavra estranha que enrola na língua e traz ainda mais nomes esquisitos. Mas vamos por partes! Neste artigo, vamos explicar toda a informação essencial e básica que precisa de saber sobre o que é crossfit.

O que é crossfit? Ideal para quem não gosta de monotonia!

O crossfit é um programa de treino de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, realizados em alta intensidade e constantemente variados. É óptimo para quem gosta de realizar exercícios dinâmicos e diferentes.

Normalmente esses movimentos enquadram-se em três modalidades:

  • levantamento de peso olímpico,
  • ginástica olímpica
  • atividades de condicionamento metabólico (corrida, ciclismo e remo)

Estes são os movimentos básicos realizados na vida. O pressuposto é o seguinte: quanto maior o trabalho realizado em menos tempo, ou maior a intensidade aplicada, mais intenso será o esforço.

Depois de um treino de Crossfit, o seu corpo estará preparado para qualquer desafio.

De onde surgiu?

O crossfit é uma marca registada internacionalmente por uma empresa norte-americana, a CrossFit Inc., criada em 2000. Esta empresa passa, através de cursos de treino, os princípios sobre sua metodologia de trabalho.

Greg Glassman é o criador deste programa que desenvolveu ao longo de anos com o objetivo de melhorar a condição física e a saúde.

Qual é o seu objetivo?

O seu objetivo é o de proporcionar a mais completa adaptação físiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico.

Os resultados acabam por ser mais rápidos, devido à intensidade do programa, o que tem valido algumas críticas.

Como funciona? Três em um!

Todos os exercício trabalham o corpo de um modo muito completo.

Os treinos de crossfit são, em geral, divididos em 3 etapas:

  1. Aquecimento: importante para a prática de qualquer exercício;
  2. Técnica: os praticantes aprendem ou aperfeiçoam alguns exercícios;
  3. WOD (workout of the day): consiste na execução dos exercícios aprendidos na etapa anterior; variam de um dia para o outro; combina diferentes exercícios funcionais de alta intensidade;

No crossfit trabalha-se muito com o peso do corpo, mas também são usados outros equipamentos específicos, como pesos, pneus, cordas, elásticos, correntes e outros utensílios.

Em resumo, podemos entender que o crossfit se baseia nos seguintes parâmetros:

  • Exercícios com alta intensidade que vão exigir imenso do seu corpo;
  • Intervalos muito curtos entre os exercícios, o que ajudará o seu corpo a queimar toda a gordura;
  • Exercícios funcionais, com diferentes intensidades;
  • Exercícios qque vão trabalhar o corpo todo, ajudando na queima de gordura e estimulando a liberação de GH e testosterona.

O crossfit não deve ser realizado todos os dias, já que exige muito do corpo que precisa de recuperar.

Nesta citação, Greg Glassman explica o mindset que precisa de um crossfiteiro. Inspira-te com mais frases de auto-motivação neste artigo.

treino crossfit o que e crossfit gary - O que é Crossfit? Indicado para almas irrequietas e aventureiras

Quais são as principais vantagens?

O crossfit é muito apreciado por quem procura curtir a vida, odeia a monotonia e gosta de se desafiar a si próprio. Não vamos mentir, o crossfit é para quem adora pegar pesado!

Este treino muito diferente, leva a ganhos dramáticos na condição física e na perda de peso.

A grande quantidade e diversidade de exercícios, trazem inúmeras vantagens, das quais destacamos:

  • Resistência cardiovascular e muscular;
  • Resistência cardiorrespiratória
  • Aumento da flexibilidade;
  • Aumento da força;
  • Potência;
  • Coordenação;
  • Melhora no equilíbrio;
  •  Aumento considerável de agilidade e velocidade;
  •  Definição muscular;
  • Ganho de massa muscular;
  • Redução de medidas e percentagem de gordura corporal;

Para além de o crossfit ser uma excelente maneira de emagrecer ou ganhar massa corporal, permite também reduzir o estresse; melhorar o trabalho em equipe e aumenta a confiança e auto-estima.

Sabe mais sobre as vantagens do crossfit no artigo Os Beneficios do Crossfit – Vida com Mais Qualidade

O crossfit pode ser realizado por qualquer pessoa?

O crossfit é para todos os que podem praticar os exercícios. O treino pode ser adaptado a idosos, grávidas ou pessoas com necessidades especiais.

Tal como qualquer atividade física, deve sempre consultar o seu médico, antes de se inscrever. É essencial conhecer seus limites.

O crossfit realizado em pessoas com sem qualquer aptidão pode causar lesões como tendinites, problemas musculares ou até outros problemas mais graves. Não descure a sua saúde, em troca de resultados mais rápidos.

Sabia que o crossfit é muito usado em academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais de todo mundo?

Pois é! O ambiente de camaradagem, saudável competição e divertimento são elementos essenciais para a popularidade desta modalidade.

Onde treinar crossfit no Brasil?

No Brasil, as Boxes de Crossfit tem crescido cerca de 50% no último ano, enquanto nas academias tem crescido 29%. O Brasil é o segundo país, a seguir aos Estados Unidos, com maior número de boxes de treinamento, tendo mais de 900 boxes. Neste mapa pode verificar as boxes que existem no Brasil.

Estes números mostram que existe cada vez mais gente a procurar e interessar-se por esta modalidade.

Procure por academias na sua cidade, visite os espaços e tire todas as suas dúvidas.

É muito importante encontrar um bom professor que acompanhe de perto os seus treinos para evitar qualquer tipo de lesão.

Quer saber mais sobre crossfit?

Esperamos que este artigo o tenha convencido a experimentar a modalidade e a esclarecer o que é crossfit. Existem muitas boxes e academias no Brasil com o 1º treinamento grátis para que possa ver se o crossfit é para você. Experimente e vai ver que ficará viciado.

 

LEIA TAMBÉM AS NOSSAS SUGESTÕES: